Considerando que os cidadãos brasileiros vivenciam em seu cotidiano situações de risco e vulnerabilidade social, consequentemente privações de direitos, o Conselho Nacional de Assistência Social instituiu a Tipificação Ncional de Serviços Socioassistenciais, com o intuito de possibilitar às famílias maior autonomia e superação das fragilidades vivenciadas por estas, em que a preocupação está atrelada ao atendimento do núcleo familiar e comunitário.

Diante disto, a Instituição Amélia Rodrigues compreende a importância de adequar-se aos parâmetros da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, implantando de forma articulada à rede de Assistência Social o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos Familiar e Comunitário, que visa a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas por esta Instituição, bem como sua comunidade local.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivos: Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;  Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;  Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;  Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; e Contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional.

A proposta socioassistencial será desenvolvida por meio de oficinas de: Artes Plásticas, Poliesportivo, Dança, Literatura, Música, Informática, Ecologia e Filosofia, Orientação Emocional e Intuitiva (Programas Amigos do Zippy e Amigos do Maçã) e Atividades Externas.

Este projeto foi idealizado em turmas internas e externas, conforme pode ser verificado abaixo:

 

Turmas Internas

São atendidas - crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Período Parcial - oposto ao da escola regular, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 12h30 às 17h. Nestas turmas são atendidas crianças e adolescentes dos núcleos Tamarutaca, Sacadura Cabral e Palmares, na Instituição Amélia Rodrigues.

Refeições - duas diárias.

O Projeto Ser Criança visa atender a  crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental, sendo a proposta educacional complementar a escola, proporcionando, desta forma, a ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento integral do indivíduo. Procuramos assegurar e ampliar o trabalho iniciado com as crianças na educação infantil e que ainda não possuem maturidade para ficar sozinhas em casa.

Com este projeto, objetivamos manter o acesso a elementos da cultura, promovendo a reflexão, estimulando a criatividade, percebendo e respeitando as diferenças e a singularidade de cada um, o que contribui para uma maior socialização crítica dos indivíduos.

Mais do que transmitir conhecimento específico, o nosso projeto busca desenvolver valores e atitudes à sociabilidade, estimular o potencial cognitivo, proporcionando uma atitude positiva frente ao conhecimento, valorizando suas capacidades e habilidades, despertando o prazer de adquirir conhecimento internalizando-os de forma agradável e intensa.

A proposta educacional das ações complementares é desenvolvida por meio de: Educação Complementar, Pesquisa e Leitura, Interpretação de Textos e Rodas de Conversa.

A Instituição procura estabelecer uma relação estreita e sistemática com as escolas frequentadas por sua clientela, de modo a assegurar uma ação integrada.

Objetivo

Incentivar o desenvolvimento da autonomia, desenvolvendo nas crianças e adolescentes a busca de melhoria para sua própria qualidade de vida, aprender a tomar decisões afetivas saudáveis e reconhecer-se como sujeito ativo, participante e transformador dentro de seu grupo social.

As turmas internas formas subdivididas em 8 turmas, de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes, a saber:

 

 

Turmas Externas

São atendidas - crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Período Parcial - oposto ao da escola regular, manhã e tarde, de segunda a sexxta-feira, em dias alternados, das 8h30 às 10h30 e das 13h às 17h. Nestas turmas são atendidas crianças e adolescentes dos núcleos Jardim Cipreste, Sítio dos Vianas, Jardim Santo André, Guaraciaba, Parque Andreense, Valparaíso (Parque Escola), Parque Miami e Jardim Alzira Franco.

A proposta pedagógica e a grade horária das turmas externas são de inteira responsabilidade da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Santo André.



 

 
Como Ajudar
Fique por Dentro 35

Julho - 2013

fpd_35_01